Crise hídrica preocupa agricultores de Buritis e região
A atual crise hídrica que afeta grande parte do país e a escassez de água preocupam produtores rurais de Buritis e região. Recentemente, mesmo após algumas chuvas, muitos rios que atravessam o município ainda apresentam o nível de água baixo dificultando a produção de alimentos, do pequeno ao grande produtor, que dependem desses rios para irrigarem suas plantações. A nossa equipe de reportagem esteve na região da Barriguda II, onde os produtores rurais reclamam da falta de água devido à seca e também da construção de represas com autorização de órgãos nacionais, para irrigação de lavoura no município de Buritis.
Buritis é o 4º maior produtor de grãos de Minas Gerias e está rodeado por grandes fazendas e lavouras em seus chapadões. Na parte de baixo do vale, pequenos produtores da agricultura de subsistência queixam-se da falta de incentivo municipal e da escassez de água nos últimos anos. Na região da Barriguda II, os pequenos produtores falaram sobre a atual situação na diminuição do nível dos rios e na má qualidade da água que também é utilizada para o consumo destas famílias.
No rio São Domingos, um dos mais importantes afluentes do rio Urucuia a situação é mesma, pouca água e fazendeiros preocupados com a produção de alimentos e com a criação de animais que dependem dessa água para sobreviver. O produtor rural e engenheiro agrônomo Mauro Gaia Lopes, falou com a nossa equipe sobre a atual situação deste rio, que atravessa a propriedade de sua família na Fazenda São Domingos.
TEXTO e FOTOS: Gilberto Valadares