Lindolpho Gonçalves, o primeiro vereador

0
943

Em 07 de setembro de 1923, exatamente 101 anos após a independência do Brasil, houve uma nova divisão administrativa no Estado, criando novos municípios e distritos. A Lei nº 843 desta data criou o município de São Romão.

Esta mesma Lei transferiu o distrito de Buritis, de Paracatu para São Romão e criou também o novo distrito de Joanópolis, atual Serra Bonita, pertencendo também ao município de São Romão.

Nesta época, oficialmente desapareceu a denominação “São João do Pinduca” e passou a vigorar o nome de Joanópolis. Os dois distritos vizinhos, Buritis e Joanópolis permaneceram como distritos do município de São Romão até 1943.

Neste período em que Buritis foi distrito de São Romão, de 1924 a 1943, o distrito contou com um representante na Câmara Municipal daquela cidade. Foi o vereador Lindolfo Gonçalves.

O presidente do Estado de Minas Gerais da época, Raul Soares de Moura, deu autorização ao Major Saint Clair Valadares para a criação do município de São Romão. No dia 2 de março de 1924, instalou-se o município de São Romão, tendo sido eleito a Presidente da Câmara, o Major Sant Clair Fernandes Valadares e Vice-presidente Manuel Simões da Silva Caxito, não havia cargo de prefeito nesta época.

Foram eleitos nesta mesma data quatro vereadores de São Romão: Altino Alves da Silva, João José Caxito, Manuel Agapito de Souza e Francisco de Salles Peixoto, e também os vereadores dos distritos: Distrito de Capão Redondo com José Pereira da Silva, Distrito de Arinos com Benevides Borges Carneiro, Distrito de Buritis com Lindolpho Gonçalves Sobrinho, Distrito de Formoso com Minervino Gomes de Ornellas e o Distrito de Joanópolis com José da Silva Porto.

Lindolpho Gonçalves

Os vereadores destes respectivos distritos faziam um percurso a cavalo de 180, 270, 360 e 370 km para comparecerem às Sessões da Câmara Municipal de São Romão, que eram realizadas de três em três meses e onde Lindolfo Gonçalves permanecia por uma semana, participando das reuniões.

Após a instalação do município de São Romão, por ocasião da geografia local, o Major Saint Clair Valadares (1871 – 1948) doou à Câmara Municipal a área de 48,40 hectares de terra, destinada a sede do distrito de Arinos, o nome de Arinos é uma homenagem ao escritor Afonso Arinos (1868 – 1916).

Em 1930 o Major Sant Clair fez uma parceria com seus amigos do alto Urucuia para construção de uma rodovia de São Romão a Formosa-GO. O Major governou eleito o município de São Romão de 1924 a 1936. Com o Estado Novo de 1937, foi nomeado prefeito do município de São Romão, cargo que exerceu até 16 de novembro de 1946.

Filho da professora Amélia Gonçalves, Lindolpho Gonçalves Sobrinho nasceu em 13 de abril de 1893. Casou-se com Hemetéria Josephina Lopes (Filha do Coronel Cândido Lopes) e tiveram 8 filhos. Exerceu a função de vereador, juiz de paz e escrivão, além de ser um dos responsáveis pela construção da Igrejinha de Nossa Senhora da Pena, em Buritis. Faleceu aos 68 anos em 1961.

Hemetéria Lopes e filhos. Foto de 1937

Buritis pertenceu ao município de São Romão até 1943, quando foi transferido para Unaí, último município a que pertenceu antes de sua emancipação política.

FONTE: Jornal do Urucuia, Livro Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Durães, Câmara Municipal de São Romão e Mário Farias.

Deixe uma resposta