Você sabe quem foi Pedro Valadares Versiani?
Pedro Valadares Versiani nasceu às 22h do dia 22 de janeiro de 1904, na fazenda Forquilha em Arinos MG. Filho de Pedro Versiani Júnior e Garibaldina Fernandes Valadares, foi batizado em agosto do mesmo ano pelo Padre Peixoto, sendo seus padrinhos, Antônio Cordeiro Valadares e Roberta Estácio.
Estudou em Montes Claros e Formosa, voltando depois para o Urucuia. Estudo também em Cachoeira do Campo e em Belo Horizonte, no colégio Arnaldo. A vida do rapaz voltou para o campo, lidando com o gado e trabalhando na fazenda.
Casou-se aos 22 anos com Guilhermina de Oliveira Pitangui com quem teve cinco filhos: Terezinha, Wanda, Maria José, José Maria e Sônia. Casou-se pela segunda vez em Buritis, deixando deste casamento quatro filhos: Elizabete, Margarete, Pedro e Elizete.
Disputou a primeira eleição realizada em Buritis que aconteceu em 30 de agosto de 1963, com a coligação UDN/PTB, sendo ele candidato a prefeito e Orlando de Souza Prado seu vice. Foi vencido pela chapa do PSD, cujo candidato a prefeito era o Sr. João Honorato Primo, que se tornou o primeiro prefeito de Buritis.
A principal avenida de acesso à cidade leva o seu nome, a Avenida Pedro Valadares Versiani, na entrada de Buritis.
Pedro Versiani era homem trabalhador, generoso, bondoso e alegre. Amigo fiel de seus amigos, sofria muito com as injustiças e estava sempre a defender os mais fracos, sendo considerado em Buritis como o pai da pobreza.
Faleceu em 27 de abril de 1968, sendo sepultado em Formosa. Tão amado que, pessoas completamente estranhas à família, têm ampliadas, em suas paredes, o retrato dele, numa singela e justa homenagem, num gesto de amor e saudade.
Texto: Gilberto Valadares.
Fonte: Jornal do Urucuia – Junho/84.