Projeto “O Caminho do Sertão” promove a 2ª edição da caminhada sócio-eco-literária

0
1555

Sagarana, distrito do município de Arinos, foi escolhida no ano passado para ser berço do projeto “O Caminho do Sertão”. A pé, educadores, artistas, estudantes, autônomos e caminho-do-sertaopesquisadores ligados à cultura e à sustentabilidade, percorrem de Sagarana até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado na cidade de Chapada Gaúcha, divisa da Bahia e Goiás. Quem participa do projeto anda parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão, conhecendo paisagens naturais, folias de reis, histórias, tradições e memórias.

Dentro do percurso descrito no Grande Sertão Veredas, Buritis é citado como um dos municípios representativos onde Riobaldo caminhou. O rio Urucuia é cenário que permeia a literatura: “É onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. O Urucuia vem dos montões oestes. Mas, hoje, que na beira dele, tudo dá – fazendões de fazendas, almargem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas lá há. O gerais corre em volta… O sertão está em toda a parte”, citou o escritor.

“O Caminho do Sertão” promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais, do norte ao noroeste mineiro. Já o Ecos Caminho do Sertão tem como ideia central realizar atividades paralelas à caminhada junto às comunidades já visitadas na primeira edição, estreitando os laços já firmados e desenvolvendo ações comunitárias. As atividades propostas acontecerão simultaneamente à segunda edição da caminhada que acontecerá de 4 à 12 julho registrada por 50 peregrinos previamente selecionados pela equipe responsável do projeto.

Mais informações podem ser encontradas no blog e fanpage do projeto.

 

Imagens de divulgação da fanpage oficial do projeto O Caminho do Sertão.

Deixe uma resposta