19° Barqueata Ecológica de Buritis-MG.

0
958

 

Aconteceu a 19° Barqueata Ecológica de Buritis-MG que foi apelidada por seus organizadores como “A Barqueata dos Namorados”, nessa edição teve como tema “Rio meu de amor, é o Urucuia”; frase do livro “Grande Sertão Veredas” do autor Guimarães Rosa.

A ABIMA em parceria com a Policia Militar Ambiental, IEF e comerciantes locais, realizaram mais um episódio desse grande evento. A Barqueata Ecológica tem o objetivo de reunir pessoas em um percurso pelo leito do Rio Urucuia, em prol da limpeza e recolhimento de lixo em suas margens. Com o grande número de chuvas que aconteceu na região e a cheia das águas nos rios e córregos, alguns alevinos acabaram encalhados em poças de água às margens do rio, para evitar a morte dos animais, um grupo de pessoas lideradas pela Dra Leidiane Evangelista se disponibilizaram a resgatar os pequenos peixes encalhados e solta-los no Urucuia.

A Barqueata teve início na Fazenda Missioneira, de propriedade do Senhor Henrique Demeneghi, passando pela Fazenda Haras Carimâns, propriedade de Vanderlei e Kione Valadão. Na segunda parada, já na Fazenda Cavalo Manso de Cátia Froes e Valdir Gomes, houve o plantio de uma muda do velho pé de jatobá que fica na Igrejinha da cidade; em homenagem à Dona Neuza Froes, uma pessoa ilustre para o município de Buritis. O passeio ecológico encerrou-se na fazenda São Jorge, de Raquel de Carvalho, que em entrevista enfatizou a importância da barqueta para o meio ambiente.

 

 

 

Deixe uma resposta