Com avanço da Covid-19, governo de MG decreta lockdown em 60 cidades do estado

O Governo de Minas Gerais anunciou na última quarta-feira (03) que 80 municípios entrarão em lockdown, a partir dessa quinta-feira (4) para conter a evolução da pandemia, restabelecer com velocidade a capacidade de assistência hospitalar das macrorregiões Noroeste e Triângulo Mineiro e preservar a vida, o Governo de Minas decreta o fechamento dessas duas macrorregiões de Saúde do Estado.
As 60 cidades que compõem as duas localidades passarão para a onda roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.
“Na onda roxa, a adesão é impositiva, porque estamos falando do colapso da rede de saúde da região, não é problema municipal, é regional. Em Uberlândia e de Patos de Minas, prefeitos tomaram medidas já duras, mas não é o suficiente que essas cidades-polo façam a adoção dessas medidas, se os municípios da região no entorno continuam produzindo pacientes e enviando para estas cidades”, disse o governador Romeu Zema (Novo).
As medidas restritivas devem durar 15 dias para as regiões do Triângulo Norte e Noroeste do estado, segundo a Agência Brasil. Somente serviços essenciais irão funcionar e um toque de recolher entrará em vigor entre 20h e 5h.
Apesar da medida do governo ser impositiva, o município avaliará a melhor forma de aplica-la.
Ana Flávia Moreira