Dia Nacional do Repórter

0
751

 

No dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Repórter. Esse cargo exercido por profissionais da comunicação, tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para o Telejornalismo, Jornalismo impresso, Radiojornalismo e Jornalismo digital. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.

A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público.

A principal tarefa do repórter é a cobertura de pautas e notícias, com investigação profunda dos fatos, entrevistas e produção de um texto explicativo, imparcial e direto para o leitor ou telespectador.

Os profissionais dessa área são responsáveis por providenciar a produção textual de um fato ou acontecimento, envolvendo pesquisa, seleção de dados, interpretação e tratamento, utilizando as técnicas próprias dos textos jornalísticos.

O trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas.

Ao longo da história, os repórteres conviveram e convivem até hoje com a censura e perseguição. Segundo o relatório de 2013 da Organização Repórteres sem Fronteiras (RFS), o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos enaltecem ainda mais a importância do repórter, que diversas vezes se arrisca para levar a informação até a sociedade.

Além disso, instituições como a ONU e a UNESCO vem promovendo ações de proteção aos jornalistas e a liberdade de imprensa. Ato que deve ser seguido pelas nações para garantir um pleno acesso à informação.

Deixe uma resposta