Polícia Militar de Meio Ambiente e produtores rurais se mobilizam para conter incêndio na Serra Olhos D’água
Produtores rurais do município de Buritis se mobilizaram na manhã desta segunda-feira (21) na tentativa de conter as chamas de um incêndio florestal que devasta a Serra Olhos D’água há seis dias. De acordo com a Polícia Ambiental, o incêndio iniciou na margem da rodovia MG-400 na última terça-feira (15), aproximadamente 300 hectares já foram queimados.
Os fazendeiros organizaram um mutirão em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente para conter as chamas, a parceria fornece equipamentos, tratores, caminhões-tanques e também mão obra para auxiliar o efetivo da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Vários focos de incêndio florestal foram registrados no município este ano, estas ocorrências trazem prejuízos a saúde humana e principalmente ao meio ambiente, além da devastação da flora nativa, as queimadas desabrigam dezenas de espécies de animais típicos do cerrado.
Segundo informações da Polícia Militar de Meio Ambiente, no mês de setembro, foram registrados pelo menos nove focos de incêndio no município. A pena para quem for flagrado colocando fogo na vegetação, seja de forma acidental ou intencional, pode variar de multas a prisão por um período de até 5 anos.