Inmet emite alertas de baixa umidade e onda de calor no Noroeste de Minas Gerais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para a região Noroeste de Minas Gerais, área na qual Buritis está inserido. Os alertas de baixa umidade e de onda de calor foram publicados às 11h30 desta terça-feira (29).
Alerta de Baixa Umidade
Assim como Buritis, outras cinco regiões do estado de Minas Gerais estão sob alerta de baixa umidade, grande parte dos municípios da Região Noroeste estão em alerta vermelho. A umidade relativa do ar nas regiões que estão sob alerta, durante esta semana, pode variar entre 50 e 10%.
Áreas de alerta: Norte Mineiro, Noroeste Mineiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar está abaixo de 12%, este alerta chama atenção para o grande risco de incêndios florestais e também para a saúde humana.
Durante este período é comum o aparecimento de sintomas como: dores de cabeça, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Os riscos poderão ser agravados para portadores de doenças pulmonares.
Alerta de Onda de Calor
Outro alerta emitido pelo Inmet está relacionado a onda de calor que afetará várias regiões do estado nos próximos dias. De acordo com o Inmet, a temperatura ficará 5ºC acima da média por um período de 03 até 05 dias.
Áreas que estão sob alerta: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes de Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira.
As instruções do Inmet são:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool);
Dados Meteorológicos de Buritis (MG)
Nesta terça-feira (29), a temperatura em Buritis pode variar de 19 a 39ºC e a umidade relativa do ar pode chegar a 12%. O município está situado na Região Noroeste, um das regiões de Minas Gerais que está em alerta vermelho.
FONTE: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)