Prefeitura de Buritis informa adesão à Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário da Covid-19

0
1261

 

A Prefeitura Municipal e o Gabinete de Crise informaram a adesão do município de Buritis à Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário da Covid-19 no Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Keny Soares na tarde da quarta-feira (15).

De acordo com esta deliberação, lojas de roupas, tecidos, armarinhos, calçados, escritórios de contabilidade e advocacia voltam a funcionar, atendendo as medidas sanitárias. Bares e restaurantes funcionam até as 22h com venda direta no balcão e sem consumo local, os serviços de entrega funcionam até a 00h.

Estão suspensos os serviços de academias, salões de beleza, barbearia e clínicas de estética.  Segundo o Gabinete de Crise, as feiras municipais continuam funcionando, desde que respeitadas as regras sanitárias e de distanciamento adequado e uso obrigatório de máscaras.

Uma das exigências da deliberação determina aos estabelecimentos comerciais e industriais que permanecerem abertos que adotem sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contato e aglomeração de trabalhadores.

Outra exigência para os comerciantes é disponibilizar material de higiene e orientar seus empregados a adotar cuidados pessoais, sobretudo na lavagem das mãos com a utilização de produtos assépticos e observar a etiqueta respiratória, além de manter a limpeza dos locais e dos instrumentos de trabalho.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços que permanecerem abertos devem estabelecer horários ou setores exclusivos para atendimento ao grupo de risco, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestante e lactantes.

Os serviços essenciais funcionam normalmente e também atendendo as medidas sanitárias. Os fiscais da Vigilância Sanitária continuam realizando a inspeção nos estabelecimentos comerciais.

Após adotar o protocolo próprio municipal de medidas de enfrentamento da Covid-19, o município de Buritis aderiu ao Plano Minas Consciente na quinta-feira (9) que foi revogado na quarta-feira (15). Os comerciantes lojistas se manifestaram contrários ao plano estadual que decretou a suspensão dos serviços não essenciais.

A adesão a deliberação nº 17 passa a valer nesta quinta-feira (16). De acordo com o prefeito municipal, os empresários podem entrar em contato com a Associação Comercial e Empresarial de Buritis ou ainda tirar dúvidas com a equipe da Vigilância Sanitária.

Associação Comercial e Empresarial – ACE/Buritis: (38) 3662-1494

Vigilância Sanitária: (38) 3662-3377

FONTE: Prefeitura Municipal de Buritis e Gabinete de Crise

 

 

Deixe uma resposta