Urucuia registra 1º caso de Covid-19 e Formoso investiga um óbito
No fim da última semana os municípios de Formoso (MG) e Urucuia (MG) entraram para as estatísticas de casos do novo coronavírus. Formoso investiga um óbito e Urucuia registrou o seu 1º caso de Covid-19.
Formoso (MG)
Uma mulher de 59 anos, que residia em Formoso, testou positivo para o Covid – 19 em teste rápido. A paciente havia sido removida para o Hospital Municipal de Unaí, unidade de referência da região para o tratamento da Covid-19. No sábado (6) a direção do Hospital Municipal de Unaí divulgou uma nota informando o óbito da paciente.
De acordo com a nota publicada na página oficial da Prefeitura Municipal de Unaí, “Lamentavelmente, apesar dos esforços dos profissionais de saúde, o estado da paciente, que era diabética, evoluiu para o óbito, que ocorreu, nessa sexta-feira, 05/06/2020, às 21h10min.”
De acordo com as informações, a paciente testou positivo em teste rápido, porém foi envaido material para um novo exame com a técnica PCR – RT para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). O resultado ainda não foi divulgado, em razão disso, o óbito ainda está em investigação.
Em nota, o município de Formoso (MG) afirmou que seguiu todas as normas recomendadas pelos protocolos do Ministério da Saúde. As pessoas que tiveram contato com a paciente já foram devidamente orientadas e estão em isolamento domiciliar. Segundo a Secretaria de Saúde de Formoso, até o momento nenhuma destas pessoas apresentaram sintomas.
Urucuia (MG)
A Secretaria de Saúde de Urucuia confirmou um caso de coronavírus no fim da última semana. Um paciente do distrito da Vereda Grande que estava internado no Hospital Municipal de Urucuia testou positivo para Covid-19 em teste rápido realizado no último sábado (6).
O paciente foi encaminhado para Brasília de Minas, unidade de referência do município para o tratamento da Covid-19 e após a realização de um novo teste utilizando a técnica Swab, o paciente testou positivo para a doença.
Segundo a Secretaria de Saúde de Urucuia, o município segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). A Secretaria de Saúde de Urucuia está acompanhando e mapeando as pessoas que tiveram contato com o paciente para a evitar disseminação do vírus.