Casa da Cultura promove programação especial para comemorar Dia do Patrimônio.
Buritis participou da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais cujo tema desta edição é “Culinária e Patrimônio”, com o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.
A participação na Jornada foi aberta a todos os municípios interessados em propor ações relacionadas à salvaguarda do patrimônio cultural.
Mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado estiveram participando da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O evento integrou as comemorações do Dia do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG.
O município de Buritis foi inscrito com o subtema “Culinária Urucuiana – Uma delícia de patrimônio”. A atividade possibilitou que a comunidade reforçasse o sentimento de pertença em relação ao nosso patrimônio, sobretudo pela experiência de degustar da nossa culinária num bem inventariado.
A Culinária Urucuiana agrega saberes centenários de cada ingrediente dos biscoitos urucuianos que eram servidos em datas especiais, mas que ainda hoje são repassados de geração em geração pelas griôs da comunidade local, com toque de valores e sabedoria buritisense.
“É uma alegria muito grande como coordenadora da Casa da Cultura participar da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, é a oportunidade que a população tem de conhecer os bens tombados. Essa é a primeira Jornada com a participação do município de Buritis. Foi um incrível chá da tarde a céu aberto, com direito a quitutes da nossa culinária urucuiana e café coado fresquinho. Quando assumi a coordenação da Casa da Cultura em 2018, o município de Buritis contava com 3,50 da pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural, referente a trabalhos realizados em 2012. Hoje o município pontua 5,39 com trabalhos realizados em 2018. A participação vale 0,50 ponto no programa do ICMS Cultural – em torno de R$10.000,00”, falou Maria Gisele da Penha Rodrigues, Chefe do Departamento de Cultura de Buritis.
Fotos: Marcilei Farias