Os Primeiros Jornais
Buritis é uma cidade à frente desde os tempos mais antigos, até mesmo na área da comunicação. Os primeiros jornais que por aqui chegaram foram o CORREIO DO VALE, na década de 70 e o JORNAL DO URUCUIA, década de 80.
Esses meios de comunicação foram idealizados e desenvolvidos pelos nossos urucuianos mais sabidos da época. Ilustres cidadãos como o Sr. Zezito Pimentel, Altamir Rodrigues Neves, Waldir Fonseca Melo, Manoel Antônio Prado, Walter Rodrigues de Souza e Napoleão Valadares, foram os responsáveis por essas edições.
O mais antigo deles, o jornal datilografado “Correio do Vale”, datado de 1972, trazia informações sobre política, transporte, eleições, futebol, frases de Guimarães Rosa, contos populares e regionais.
O “Jornal do Urucuia”, datado o primeiro exemplar em junho de 1984, era realizado pela AUB – Associação de Urucuianos em Brasília, e trazia diferentes matérias, como biografias de cidadãos de destaque, política, contos populares, esporte, fotografias antigas e concursos.
Um destes concursos está no exemplar número 3 de dezembro de 1984, com o título: “Participe do concurso de mentira sobre o Urucuia e ganhe Cr$ 50 mil. De verdade”.
Texto: Gilberto Valadares.
Fonte: Zezito Pimentel.