Felipe Rodrigues da Costa

0
1144

Conta a história que após o falecimento do Coronel Cândido  José Lopes, em 1913, sua 3ª mulher, Maria Bita, contratou o famoso Antônio Dó, conhecido como Lampião Mineiro, para matar o filho do Coronel Cândido, o Sr. Antonino. Antonino que vivia em Buritis, recebeu a notícia na frente e fugiu para a Fazenda Mangues, protegido por seu amigo, Felipe Rodrigues da Costa.

Antônio Dó descobriu o paradeiro de Antonino e foi na sua busca, na Fazenda Mangues. Felipe escondeu Antonino na dispensa e recebeu Antônio Dó em sua casa, relembrando a época em que Antônio Dó fugia da polícia mineira e se abrigou na Fazenda Mangues, onde recebeu comida e proteção de Felipe.

Ao explicar e conversar com o jagunço, Felipe Rodrigues da Costa conseguiu sensibilizar Antônio Dó e salvar a vida de Antonino dizendo: “Quero pedir ao senhor para não matar Antonino, porque ele é um homem de bem, nunca fez mal a ninguém, se não que merecesse.”. Antônio Dó, que estava sentado, ficou em pé, franziu o rosto e disse: ” Seu Felipe, o senhor me pegou desprevenido mas o que eu lhe prometi eu cumprirei. Daqui voltarei, mas também nunca mais volto aqui, porque no dia de hoje o senhor me fez quebrar uma promessa.”

A vida de Antonino foi então poupada devido a amizade e consideração de Antônio Dó por Felipe Rodrigues.

Felipe Rodrigues da Costa nasceu em 1881 e faleceu em 1954, com 73 anos. A família Rodrigues se destaca nas raízes de Buritis e muito expandiram na região, estando entre as mais importantes famílias de Buritis.

Texto: Gilberto Valadares.

Fonte: Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta