Délio Prado Lopes

0
977

Délio Prado Lopes nasceu em Buritis no dia 28 de abril de 1940, filho de Antonino Cândido Lopes e Astrogilda Evangelista do Prado. Iniciou seus estudos também em Buritis onde concluiu o 1º grau. Saiu de casa aos 13 anos para trabalhar de garçom na cidade de Anápolis (GO) e ainda jovem mudou para Brasília, onde trabalhou como locutor na rádio do Núcleo Bandeirantes.

Casou-se em 1964 com Julieta Gaia Lopes e tiveram dois filhos, Mauro e Marcelo Gaia Lopes. Iniciou sua vida política em 1966 e no ano seguinte foi eleito prefeito de Buritis. De suas obras inúmeras merecem destaque a construção de 12 escolas rurais, 300 metros de pontes e pontilhões, delegacia, posto de saúde, entre outras realizações municipais.

Foto: Galeria dos ex-prefeitos de Buritis

Foi também vice-prefeito entre 1997 a 2000 e vereador entre 2008 e 2012, pertenceu à Sociedade São Vicente de Paulo, foi Presidente do Abrigo João da Silva Santarém e fundador e diretor comercial da Cooperativa Agropecuária de Buritis. Assumiu o Sindicato Rural como presidente em 9 de março de 1990, realizando um trabalho sério e honesto a favor da classe produtora do município.

Como grande incentivador das exposições agropecuárias, foi um dos responsáveis por construir o novo Parque de Exposições e Leilões de Buritis. Por sua determinação e honestidade, deixou uma numerosa família que hoje é testemunha de seus feitos na região.

Délio Prado Lopes foi fazendeiro e empresário, presidiu o Sindicato Rural por 27 anos, foi vice-presidente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) por cinco mandatos e se tornou uma das figuras de maior destaque da família Prado Lopes.

Faleceu aos 78 anos em Brasília no dia 19 de fevereiro de 2019, deixando um legado de grandes feitos realizados em prol do desenvolvimento do nosso município.

Texto: Gilberto Valadares e Lívia Alves

Fonte: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta