Lindaura D´Abadia Fonseca Valadares
Lindaura D´Abadia Fonseca Valadares nasceu no dia 4 de outubro de 1938 em Buritis, filha de Marcolino Fonseca Melo e Maria de Lurdes Campos. Trazendo no sangue a união dos Fonseca Lopes e Campos, nasceu às margens do Boqueirão, afluente do rio Pernambuco e à esquerda do rio Urucuia. Aos 16 anos iniciou os estudos na Escola Técnico Agrícola Caio Martins e posteriormente formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Jales – SP.
Casou-se em 20 de janeiro de 1960 com o José Carneiro Valadares, cujo casamento nasceram 5 filhos, Marina Campos, João Alberto, Haroldo Valadares, Marta Conceição e Marise Valadares. Dona Lindaura foi grande pioneira na educação, tornando-se a primeira professora normalista, criou a 4ª série local, cuja graduação não existia antes dos anos 60. Trabalhou incansavelmente para trazer o conhecimento para aqueles que aqui viviam e em 5 de maio de 1967, tornou-se a primeira diretora da escola Cândido José Lopes.
Dedicou 30 anos de sua vida à educação e alfabetizou, com muito amor, milhares de buritisenses. Muito lutou para promover a qualidade da educação de Buritis.
Texto: Gilberto Valadares e Lívia Alves
Fonte: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães e família Valadares Campos.