Volume de chuva aumenta em Minas Gerais
![](https://i0.wp.com/www.tvriopretoburitis.com.br/wp-content/uploads/2017/11/OPERAÇÃO-PIRACEMA-12.jpg?resize=520%2C260&ssl=1)
A quarta-feira amanheceu com tempo chuvoso sobre a maioria das regiões mineiras, com chuva moderada a forte em vários locais do Noroeste do estado.
O tempo segue muito instável e a chuva se prolonga até a noite sobre a maioria das regiões de Minas Gerais. O período que marca a transição entre as estações seca e chuvosa do ano não será extravagante em Minas Gerais.
As áreas de instabilidade que estão por todo o Sudeste do Brasil são persistentes e fazem parte do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Hoje, uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e reforça a condição para chuva.
Dezembro terá um panorama semelhante ao mês anterior, mas com um volume de chuvas maior e, possivelmente, acima da média, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Segundo o meteorologista da CEMIG, Arthur Chaves de Paiva Neto, o fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas em quase todo o estado, e as chuvas devem ficar acima da média.
Este gráfico mostra o volume de chuva diário previsto para Buritis em um período de 10 dias. O volume, em milímetros, é representado pela barra azul. Quando a mesma não aparece no gráfico, é porque não há previsão de chuva para aquele dia. A forma de ocorrência da chuva, concentrada em um curto espaço de tempo ou distribuída ao longo do dia, irá determinar a intensidade da mesma.
FONTE: Climatempo