Seca do Ribeirão das Almas preocupa moradores de Bonfinópolis
![](https://i0.wp.com/www.tvriopretoburitis.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Seca-do-Rio-em-Bonfinópolis.jpg?resize=520%2C260&ssl=1)
Moradores de Bonfinópolis-MG sofrem com a seca do Ribeirão das Almas e ribeirinhos já estão sem água para manter suas necessidades básicas. Segundo os moradores, o principal fator para a seca do ribeirão são os pivôs de irrigação de grandes lavouras da região, somando mais de 34 pivôs que irrigam áreas que chegam a 120 hectares, existem casos de um único fazendeiro possuir 15 pivôs em sua propriedade sem nenhuma fiscalização quanto a vazão de água.
Segundo relato dos moradores, quando o nível de água do rio diminui, a população entra em contato com o governo do município que aciona o órgão responsável pela fiscalização de outorgas de água. Durante um determinado período de tempo, a captação é interrompida e posteriormente os grandes agricultores voltam a captar água do rio. Os moradores também procuraram a presidente da Associação dos Irrigantes de Bonfinópolis e a mesma garantiu que o fluxo de água do rio iria se normalizar dentro de algumas horas. O ribeirinho José Ezimar Luiz Brandão informou que o rio voltou a ter sua vazão estabelecida ainda de forma muito precária.
Além da captação de água para irrigação com pivôs, os moradores chamam a atenção quanto à poluição do rio com lixo e dejetos químicos que agridem e contaminam o ambiente, a construção de piscinões abastecidos com a água dos ribeirões e a captação da água de veredas.
A água do Ribeirão das Almas é utilizada para abastecer a população urbana de Bonfinópolis, com a seca estão captando água de um pequeno afluente que deságua no ribeirão, o córrego Galho. Devido esse grave problema existe a probabilidade de um conflito entre a população ribeirinha e os produtores que utilizam esses pivôs.
FONTE: Cerrado Mineiro
Fotos cedidas pelos moradores