#FALABURITIS: Plante essa ideia no combate à dengue
O produtor rural Ludgero Sant Anna, lançou em Buritis a campanha voluntária “Buritis Zero” com o objetivo de colaborar no combate do mosquito Aedes Aegypti.
Realizando algumas pesquisas, Ludgero descobriu que no Mato Grosso do Sul os índices de dengue estavam consideravelmente menores comparado aos outros estados devido a presença da planta crotalária. A planta atrai uma libélula que deposita seus ovos em água parada que se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya.
O produtor rural em companhia da família está passando de casa em casa entregando sachês com sementes da crotalária. A campanha teve início no bairro Taboquinha e agora seguirá para o Centro e posteriormente para os próximos bairros.
Enquanto os cientistas pesquisam, enquanto os críticos elaboram suas crônicas, vou distribuindo os sachês com as sementes de Crotalária com o folheto explicativo, que orienta as pessoas no cuidado de se manter suas casas livres dos possíveis criatórios e que cada um PLANTE a ideia de Buritis ZERO DENGUE.
Estou certo de que ao plantar essas sementes, estarão fazendo uma ótima terapia e irão colher junto com as flores, o perfume da esperança de erradicar esse mal.
Se esse trabalho todo evitar que “uma pessoa” pegue dengue, já terá valido a pena.
As recomendações para seguir as orientações das entidades conhecedoras do tema e responsáveis pelo controle e do combate à dengue DEVEM SER MANTIDAS.