A 1ª Caminhada e Vigília à Nascente do Córrego Barriguda reúne dezenas de pequenos e médios produtores rurais

1
1688

O COMDHRU (Comitê de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia) realizou a 1ª CAMINHADA E VIGÍLIA A NASCENTE DO CÓRREGO BARRIGUDA entre os dias 26 e 28 de setembro. A caminhada saiu da ponte do córrego Confins (estrada Buritis/Barriguda ll) com o trajeto subindo a serra do Confins até o córrego Barriguda.

A caminhada foi uma manifestação pacífica com o objetivo de reivindicar direitos coletivos de pequenos e médios produtores rurais da região, com palestras sobre a Legislação Ambiental e a Crise Hídrica em Minas Gerais e no Brasil. Os organizadores e participantes reclamam sobre a construção de barragens  em  córregos como Barriguda, Bebedouro , Confins e Taquaril que segundo eles diminuem o volume das águas no curso destes rios.

Os caminhantes estão instalados a 3 dias a cerca de 45 Km de Buritis na margem esquerda da barragem do córrego Barriguda em uma propriedade particular, e aguardam  um parecer  de autoridades competentes  que possam intervir nesta situação. Segundo informações da Polícia Militar do Meio Ambiente, estas barragens foram construídas atendendo as exigências das leis ambientais em vigor e  passaram pela  fiscalização de órgãos competentes.

 

FOTOS: Marcilei Farias

1 comment

Deixe uma resposta